quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Pascom inicia estudos sobre Diretório de Comunicação da Igreja

A Pastoral da Comunicação da Paróquia São Francisco de Assis começou na noite desta terça-feira (27/01/2015) um estudo sistemático sobre o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, aprovado pela CNBB no ano passado.
O Diretório está dividido em dez capítulos, portanto o estudo também será desenvolvido em dez módulos a cada mês até o final deste ano de 2015. Na primeira parte, apresentada pelo coordenador da Pascom Paulo Roberto Araujo Filho em reunião com a participação de outros cinco membros da Pastoral na sala da secretaria da Igreja Matriz, foram debatidos os principais trechos dos textos de Apresentação (escrita por Leonardo Ulrich Steiner, Bispo Auxiliar de Brasília e Secretário-geral da CNBB), da Introdução e dos 16 primeiros tópicos do Capítulo I do Diretório: "Comunicação e Igreja no mundo em mudanças".
As primeiras páginas desse novo e importante documento da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil deixam claro que comunicação é relação, é estabelecer vínculos, promover a cultura do encontro como defende o Papa Francisco. Em nossa sociedade midiática que vem passando por muitas transformações com as novas tecnologias e as vias de múltiplas direções de transmissão de conteúdos surgidas com as redes sociais, faz-se necessário dialogar com o povo numa linguagem simples e apropriada. Compreender profundamente as pessoas e a sociedade na qual se vive e se atua é condição essencial para o êxito de toda ação evangelizadora.
O Diretório tem como objetivo motivar a Igreja a atualizar e aprofundar os conhecimentos e referências, tanto de seus pastores quanto de seus fiéis sobre a natureza e a importância da comunicação para a vida da comunidade eclesial, nos processos de evangelização e no diálogo com a sociedade. Ele serve como base para a formação de sacerdotes, religiosos e leigos, por isso os freis de nossa Paróquia serão convidados a participar dos próximos estudos mediante um calendário de formações previamente repassado a eles.
E merecem atenção especial os processos comunicativos que envolvam crianças e jovens, como membros ativos da sociedade e da Igreja, tanto que demos boas vindas ao novo membro da Pascom, Donivaldo Diniz, de 21 anos. A comunicação que emerge das comunidades em que as leigas e os leigos são os protagonistas precisa ganhar reconhecimento por parte dos pastores, para que não se ocultem ou se apaguem as luzes que devem ser colocadas nos lugares mais altos para iluminar todo o ambiente eclesial. Por isso, a Pascom apresentará na reunião do CPP (Conselho Paroquial Pastoral) no próximo sábado (31/01) um resumo dessa parte inicial do documento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário