segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Frei Valdo celebra Primeira Eucaristia de 18 catequizandos da Comunidade Santa Luzia

A Igreja da Comunidade Santa Luzia ficou lotada na manhã deste domingo da solenidade da Assunção de Nossa Senhora (16/08/2015) às 7h para a celebração da Primeira Eucaristia de 18 catequizandos da turma de preparação formada pelos catequistas Lyana Jansen, Vagner Ferreira, Teodora e Dona Valda. A missa foi celebrada pelo pároco Frei Valdo Nogueira, e a animação musical ficou por conta do trio formado por Adriano Costa, Marcus Vinícius e Wellington Martins. A cor litúrgica foi o branco solene.
"Deixai vir a Mim as crianças, não as impeçais, pois delas é o Reino de Deus." (Mt 19, 13-15). Hoje se deu o feliz coroamento de todo um ano intensivo de preparação à Primeira Comunhão, à Eucaristia, como Sacramento central da vida cristã. Minha primeira e mais importante missão. Final de uma etapa e início de outra de novos conhecimentos Cristãos. Passou rápido e aprendemos a amá-los como filhos. Colocamos em vocês a semente da fé em "Jesus Cristo", um pouco sobre tudo aquilo que sabemos sobre Cristo e sua mãe, Maria Santíssima, e esperamos que fiquem sempre em seus corações estes ensinamentos. Lembre-se sempre que a maior arma para tudo é o amor a "Cristo" e ao próximo. Quando estiver triste lembre-se "Dele" e quando estiver feliz também! Siga sempre seus mandamentos e trilhe sempre o caminho da verdade, do amor e da fé. Apesar de vocês serem pequenos, aprendemos bastante com vocês também. Sentiremos saudades, e não se esqueça nunca que somos o Templo vivo de "Cristo". Cristo os abençoe. Obrigada, Senhor, por ter me dado força para estar juntos com eles", escreveu Lyana em depoimento no Facebook.
Depois do comentário inicial feito por Maria Luiza Bastos, da procissão de entrada com os catequizandos com vestes brancas, da invocação da Santíssima Trindade, do Ato Penitencial lido pelas crianças e cantado, e do Hino de Louvor, a Primeira Leitura, retirada dos capítulos 11 e 12 do Livro do Apocalipse de São João, foi proclamada pela catequizanda Ana Beatriz com destaque para o trecho inicial: "Abriu-se o Templo de Deus que está no céu e apareceu no Templo a arca da Aliança. Então apareceu no céu um grande sinal: uma mulher vestida de sol, tendo a lua debaixo dos pés e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas. Estava grávida e gritava em dores de parto, atormentada para dar à luz". A seguir foi cantado por Marcus Vinícius um trecho do Salmo 44 com o refrão coletivo "À vossa direita se encontra a rainha, com veste esplendente de ouro de Ofir."
Na Segunda Leitura, oriunda do capítulo 15 da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios e proclamada pela jovem catequizanda Jocivânia, o apóstolo dos gentios exorta: "Irmãos: Na realidade, Cristo ressuscitou dos mortos como primícias dos que morreram. Com efeito, por um homem veio a morte e é também por um homem que vem a ressurreição dos mortos. Como em Adão todos morrem, assim também em Cristo todos reviverão. Porém, cada qual segundo uma ordem determinada: Em primeiro lugar, Cristo, como primícias; depois, os que pertencem a Cristo, por ocasião da sua vinda".
Então o Evangelho do dia (Lucas 1,39-56) foi proclamado pelo celebrante com ênfase na resposta de Isabel à saudação de Nossa Senhora: "Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Com um grande grito, exclamou: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!" Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido, o que o Senhor lhe prometeu".
Em sua inspiradora homilia, Frei Valdo falou sobre o papel de Maria como a Arca da Nova Aliança, a Bíblia como fonte do que rezamos na Ave-Maria, o exemplo de serviço de Nossa Senhora e animou os catequizandos a continuarem firmes na caminhada, cobrando a responsabilidade dos pais como primeiros catequistas que devem levar o filhos à missa todos os domingos para essa preparação toda para o grande dia não se tornar um tempo perdido. Ele também pediu às crianças que fortalecessem as atitudes cristãs de obediência aos pais, perdão das ofensas sofridas e de busca da oração em família.
Após a renovação das promessas do Batismo com as velas acesas e a leitura das preces da assembleia, na procissão das ofertas dois casais da Pastoral Familiar (Claydson Miranda e Francy Lindoso, pais da catequizanda Andrezza, e Paulo Roberto Araujo Filho/Gisele Cardoso de Araujo) levaram ao altar pão, vinho, taças e galheta, recebidos pelo padre, que a seguir proclamou a Oração Eucarística, foram rezados o Pai-Nosso e a Oração pela Paz, e veio o ponto culminante da distribuição do Corpo e Sangue de Cristo aos fiéis, primeiro às crianças e depois à comunidade presente. No pós-comunhão Lyana leu uma mensagem de agradecimento dos catequistas, foram dados os avisos e após a bênção final Frei Valdo posou para a foto oficial do grupo e para fotos com os pais e catequizandos particularmente. Ao fim da missa, as famílias se confraternizaram com um belo café da manhã e bolos comemorativos do sacramento. Parabéns a todos os catequizandos e catequistas da Comunidade Santa Luzia.
"Maria disse: "A minha alma engrandece o Senhor, e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador, pois ele viu a pequenez de sua serva, eis que agora as gerações hão de chamar-me de bendita. O Poderoso fez por mim maravilhas e Santo é o seu nome! Seu amor, de geração em geração, chega a todos que o respeitam" (Lc 1,46-50).
Confira mais fotos da celebração publicadas por Lyana no Facebook. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário