O vigário-paroquial Frei Ribamar Ferreira celebrou na noite desta quarta-feira (01/07/2015) a primeira missa do mês de julho na Igreja Matriz da Paróquia São Francisco de Assis. Lembramos que a agenda completa de celebrações deste mês já está disponível em nosso Blog clicando aqui. A cor litúrgica ontem foi o verde, por ocasião da 13a Semana do Tempo Comum.
Depois da invocação da Santíssima Trindade, do Ato Penitencial e do Hino de Louvor, a Primeira Leitura, extraída do capítulo 21 do Livro do Gênesis, relatou o drama do abandono de Ismael, filho de Abraão com a escrava Agar e origem das nações árabes-muçulmanas, que também foi amparado pelo Senhor: "Deus ouviu o grito do menino
e o anjo de Deus chamou do céu a Agar, dizendo: 'Que tens Agar? Não tenhas medo, pois Deus ouviu a voz do menino do lugar em que está. Levanta-te, toma o menino e segura-o bem pela mão, porque farei dele um grande povo". Em seguida foi recitado um trecho do Salmo 33 com o refrão coletivo "Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido."
Daí o Evangelho do dia (Mateus 8,28-34) foi proclamado pelo sacerdote celebrante narrando como Cristo expulsou demônios de dois homens mandando-os para uma manada de porcos: "Quando Jesus chegou à outra margem do lago, na região dos gadarenos, vieram ao seu encontro dois homens possuídos pelo demônio, saindo dos túmulos. Eram tão violentos, que ninguém podia passar por aquele caminho. Eles então gritaram: 'O que tens a ver conosco, Filho de Deus? Tu vieste aqui para nos atormentar antes do tempo?' Os demônios suplicavam-lhe: 'Se nos expulsas, manda-nos para a manada de porcos". Em sua homilia, Frei Ribamar falou sobre o poder de Jesus para enfrentar o mal e como até o maligno O reconhece como divino e não resiste a Ele.
A homilia da liturgia diária da CNBB anuncia que "Apesar de toda evidência do amor de Jesus, existem pessoas que não o aceitam, e fazem isso porque consideram a aceitação de Cristo e de suas exigências como perda de algo a que estão apegados como uma verdadeira idolatria. Para os gadarenos, parece que é melhor ficar com os porcos, mesmo que seja com o diabo junto, do que aceitar um irmão resgatado e reconhecer a manifestação do amor salvífico de Deus. De fato, rejeitar Jesus em vista de algum bem material constitui-se em uma atitude diabólica, uma verdadeira idolatria."
Após o Credo, a leitura das preces da assembleia e o Ofertório, o padre proclamou a Oração Eucarística, foi rezado o Pai-Nosso e veio o momento máximo da distribuição da Sagrada Eucaristia aos fiéis, seguida dos avisos da comunidade e da bênção final.
Nenhum comentário:
Postar um comentário