quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Missa na Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro marca encerramento da Semana Nacional da Família

A Pastoral Familiar da Paróquia São Francisco de Assis promoveu na manhã deste domingo (16/08/2015) às 8h30min a missa de encerramento dos encontros da Semana Nacional da Família, na Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro do Jaracaty. A celebração no dia da solenidade da Assunção de Nossa Senhora foi presidida pelo vigário-paroquial Frei Ribamar Ferreira, assim como havia acontecido com a missa de abertura da SNF na Igreja Matriz, na noite do Dia dos Pais (09/08). Ao final foi servido um saboroso café da manhã compartilhado. A cor litúrgica foi o branco solene, e a animação musical ficou por conta do coordenador da PF-PSFA Serginho Carvalho.
Depois da procissão de entrada, da invocação da Santíssima Trindade, do Ato Penitencial cantado e do Canto do Glória, a Primeira Leitura, retirada dos capítulos 11 e 12 do Livro do Apocalipse de São João, foi proclamada destacando o trecho inicial: "Abriu-se o Templo de Deus que está no céu e apareceu no Templo a arca da Aliança. Então apareceu no céu um grande sinal: uma mulher vestida de sol, tendo a lua debaixo dos pés e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas. Estava grávida e gritava em dores de parto, atormentada para dar à luz." Em seguida foi entoado um trecho do Salmo 44 iniciado por "As filhas de reis vêm ao vosso encontro, à vossa direita se encontra a rainha com veste esplendente de ouro de Ofir. Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto: "Esquecei vosso povo e a casa paterna! Que o Rei se encante com vossa beleza!"
Na Segunda Leitura, oriunda do capítulo 15 da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios, o apóstolo das nações profetiza sobre Cristo: "E, quando todas as coisas estiverem submetidas a ele, então o próprio Filho se submeterá àquele que lhe submeteu todas as coisas, para que Deus seja tudo em todos”. Então o Evangelho do dia (Lucas 1,39-56) foi proclamado pelo celebrante enfatizando a parte final do cântico de Maria no Magnificat: "O Senhor Acolheu Israel, seu servidor, fiel ao seu amor,
como havia prometido aos nossos pais, em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre". Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa". Em sua homilia, Frei Ribamar falou sobre a atitude de serviço e humildade de Maria, além da importância de Nossa Senhora para a vida das famílias.
A reflexão da liturgia diária da CNBB explica: "O encontro de Maria com Isabel nos mostra um pouco do que deve ser um encontro de verdadeiro amor entre duas pessoas. Por um lado, vemos Maria, que vai ao encontro de Isabel assim que sabe da sua situação, vai para servir, fazer com que seu amor se transforme em gesto concreto. Quando encontra Isabel, a saúda, pois valoriza aquele momento de encontro e também a pessoa com quem se encontra. Por outro lado, vemos Isabel que, ao ver sua prima, exalta imediatamente todos os seus valores como mãe do seu Senhor, assim como as suas virtudes. E este encontro termina com um cântico de exaltação ao amor de Deus".
Após o Creio em Deus Pai, a leitura das preces da assembleia e o Ofertório, o padre proclamou a Oração Eucarística, foram rezados o Pai-Nosso e a Oração pela Paz, e chegou o momento fundamental da distribuição da Sagrada Eucaristia aos fiéis presentes, seguida da mensagem de pós-comunhão lida pela coordenadora da PF Márcia Miranda (uma carta da Comunidade Santo Antônio), dos agradecimentos e da bênção final, fechando tudo com o canto da Oração da Família. O encerramento arquidiocesano da SNF foi a participação da Pastoral Familiar na missa jubilar em honra à visita da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida a São Luís, que lotou a Praça Maria Aragão no início da noite de domingo.
Comunidades de todo o Brasil celebraram a Semana Nacional da Família desde o domingo Dia dos Pais (09/08). Para auxiliar nas atividades de oração e reflexão, a Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) prepararam o subsídio “Hora da Família”. O texto propôs sete encontros voltados às famílias, jovens, crianças, casais de namorados e noivos.
A edição do "Hora da Família" esteve em sintonia com o tema do Encontro Mundial das Famílias, que será no mês de setembro, na Filadélfia (EUA), com a presença do Papa Francisco. O tema de ambos os eventos é "O amor é a nossa missão: a família plenamente viva". A Pastoral Familiar do São Francisco agradece a participação de todas as oito comunidades da nossa Paróquia ao longo da Semana, inclusive com grande presença da ala infantil, lembrada no Evangelho diurno de sábado (15/08):
"Naquele tempo: Levaram crianças a Jesus, para que impusesse as mãos sobre elas e fizesse uma oração. Os discípulos, porém, as repreendiam. Então Jesus disse: 'Deixai as crianças, e não as proibais de virem a mim, porque delas é o Reino dos Céus.' E depois de impôr as mãos sobre elas, Jesus partiu dali" (Mateus 19,13-15).

Nenhum comentário:

Postar um comentário