terça-feira, 18 de agosto de 2015

Frei Raimundo celebra missa sobre desapego seguida de louvor RCC

O vigário-paroquial Frei Raimundo Nonato Moreira celebrou na noite desta segunda-feira (17/08/2015) a missa na Igreja Matriz da Paróquia São Francisco de Assis, seguida de louvor e adoração da Renovação Carismática Católica, com animação musical do grupo liderado por Robert Gonçalves de Araújo. A cor litúrgica ontem foi o verde, por ocasião do início da 20ª Semana do Tempo Comum.
Após a procissão de entrada, a invocação da Santíssima Trindade e o Ato Penitencial cantado, a Primeira Leitura, oriunda do segundo capítulo do Livro dos Juízes, foi proclamada destacando o trecho: "Então o Senhor mandou-lhes juízes, que os livrassem das mãos dos saqueadores. Eles, porém, nem aos seus juízes quiseram ouvir, e continuavam a prostituir-se com outros deuses, adorando-os. Depressa se afastaram do caminho seguido por seus pais, que haviam obedecido aos mandamentos do Senhor; não procederam como eles. Sempre que o Senhor lhes mandava juízes, o Senhor estava com o juiz, e os livrava das mãos dos inimigos enquanto o juiz vivia, porque o Senhor se deixava comover pelos gemidos dos aflitos". Na sequência foi entoado um trecho do Salmo 105 com o refrão coletivo "Lembrai-vos de nós, ó Senhor, segundo o amor para com vosso povo!"
Então o Evangelho do dia (Mateus 19,16-22) foi proclamado pelo celebrante narrando o encontro de Cristo com o jovem rico com destaque para a passagem final: "O jovem disse a Jesus: 'Tenho observado todas essas coisas. O que ainda me falta?' Jesus respondeu: 'Se tu queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me.' Quando ouviu isso, o jovem foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico". Em sua homilia, Frei Raimundo falou sobre a importância de observar os mandamentos e viver o desapego dos bens materiais.
A reflexão da liturgia diária da CNBB comenta: "Deus nos ama com amor eterno e, por isso, quer relacionar-se conosco. A partir disso, devemos perceber qual é o verdadeiro sentido da religião. O que caracteriza o verdadeiro cristão não é a mera observância dos mandamentos, mas a busca da perfeição que está no seguimento de Jesus, portanto no relacionamento com ele. Porém, existem valores deste mundo que se tornam obstáculo para este relacionamento, como é o caso dos bens materiais, que impediram o jovem de buscar livremente a vida eterna e a perfeição, através da caridade e do seguimento de Jesus, embora observasse todos os mandamentos".
Depois do Ofertório, o padre proclamou a Oração Eucarística, foram rezados o Pai-Nosso e a Oração pela Paz, e veio o ponto culminante da distribuição da Sagrada Comunhão aos fiéis presentes, seguida dos avisos da comunidade, da bênção final e do louvor do Grupo de Oração São Francisco da RCC.
"Alguém aproximou-se de Jesus e disse: 'Mestre, o que devo fazer de bom para possuir a vida eterna?' Jesus respondeu: 'Por que tu me perguntas sobre o que é bom? Um só é o Bom.
Se tu queres entrar na vida, observa os mandamentos.' O homem perguntou: 'Quais mandamentos?' Jesus respondeu: 'Não matarás, não cometerás adultério, não roubarás, não levantarás falso testemunho, honra teu pai e tua mãe, e ama teu próximo como a ti mesmo." (Mt 19,16-19).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário