sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Bispo convidará Papa Francisco para visitar Arquipélago dos Açores

A última visita de um Papa à região dos Açores aconteceu com João Paulo II, em 1991.
O bispo de Angra vai convidar o Papa Francisco para visitar o Arquipélago dos Açores em 2017, quando o Pontífice deverá participar nas comemorações do Centenário das Aparições de Fátima.
Em entrevista ao portal “Igreja Açores”, Dom Antônio de Sousa Braga falou da sua  “intenção em formalizar verbalmente o convite ao Papa”, quando se deslocar a Roma em setembro, no âmbito da visita ad limina dos bispos portugueses à Santa Sé.
“O Papa Francisco fala muito das periferias, por isso, vindo a Portugal faria todo o sentido que visitasse a região mais ‘ultraperiférica’ da União Europeia, uma porta erguida entre dois mundos: a Europa e a América”, frisa o bispo.
A última visita de um Papa à região dos Açores aconteceu com João Paulo II, em 1991.
Timor Leste - Nesta sexta-feira, 14/8, foi assinado o acordo entre a Santa Sé e a República Democrática do Timor Leste por ocasião das comemorações do quinto centenário da evangelização no país. Assinaram o documento o secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, que é o enviado do Vaticano para as celebrações, e o primeiro-ministro do Timor Leste, Rui Maria de Araújo.
O acordo foi assinado tendo em vistas as boas relações desenvolvidas entre a Santa Sé e o Timor Leste, considerando ainda o papel histórico e atual desenvolvido pela Igreja Católica na vida da nação a serviço do desenvolvimento da pessoa humana.
Com a assinatura, fica definido e garantido o estatuto jurídico da Igreja. O documento rege vários âmbitos, entre os quais o matrimônio canônico, os lugares de culto, as instituições católicas de educação, o ensino das religiões nas escolas, a atividade caritativa da Igreja, o cuidado pastoral nas forças armadas e nas instituições penitenciárias e de hospitais, bem como o regime patrimonial e fiscal.
Constituído por um preâmbulo e por 26 artigos, o acordo entrará em vigor com a troca dos instrumentos de ratificação.

(Da Redação Canção Nova, com Agência Ecclesia e Boletim da Santa Sé)

Nenhum comentário:

Postar um comentário