domingo, 5 de julho de 2015

Encontro de coordenadores da catequese na Igreja São Judas Tadeu

O segundo Encontro dos coordenadores paroquiais e forâneos da Pastoral da Catequese da Arquidiocese de São Luís foi realizado na tarde deste sábado (04/07/2015) no auditório da Igreja São Judas Tadeu, no bairro do João Paulo, e contou com representantes da nossa Paróquia São Francisco de Assis.
Na espiritualidade inicial, foi proclamado o Evangelho do dia (Mateus 9, 14-17) destacando-se o seguinte trecho: "Os discípulos de João aproximaram-se de Jesus e perguntaram: 'Por que razão nós e os fariseus praticamos jejuns, mas os teus discípulos não?' Disse-lhes Jesus: 'Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão".
A reflexão da liturgia diária da CNBB comenta: "Muitas vezes somos totalmente incapazes de compreender o momento que estamos vivendo e a graça que Deus está nos proporcionando. Assim aconteceu com os judeus no tempo de Jesus e acontece hoje. Enquanto Jesus estava mostrando a presença do Reino e a atuação de Deus na vida do povo, os judeus estavam mais preocupados com práticas religiosas tradicionais como o jejum. É claro que a história e a tradição, assim como as práticas religiosas em geral possuem seus valores, mas é importante que não nos fixemos na tradição pela tradição ou na prática religiosa pela prática em si ou por ser costume, mas é necessário que saibamos descobrir os valores do Reino presentes, pois caso contrário podemos reduzir até mesmo a Eucaristia a uma prática religiosa como as demais, sendo apenas remendo novo em pano velho."
Na reunião, os coordenadores de catequese levaram por escrito os seguintes dados referentes a suas paróquias: quantidade de catequistas, quantidade de catequizandos (criança, jovens e adultos), e quantas são as comunidades não alcançadas pela catequese. Ao final foi servido um lanche compartilhado. A coordenação arquidiocesana agradeceu a presença de todos no Encontro de sábado, e a Pastoral da Comunicação agradece à catequista da Comunidade Santa Luzia Lyana Jansen pelo compartilhamento das fotos via Facebook, veja mais imagens clicando aqui. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário