domingo, 21 de junho de 2015

Igreja do Bom Pastor fica lotada na 1ª Eucaristia de 22 catequizandos

A Comunidade Jesus o Bom Pastor, no Renascença I, recebeu com a igreja lotada os 22 catequizandos que foram agraciados com o Sacramento da Primeira Eucaristia no final da tarde deste sábado (20/06/2015). A missa foi celebrada pelo vigário-paroquial Frei Raimundo Nonato Moreira, com assistência do Frei Antônio de Bastos Borges, e a catequista Solange Freitas recebeu uma homenagem especial.
A animação musical ficou por conta do cantor e tecladista convidado Domingos Xavier Diniz, e a cor litúrgica foi o branco das ocasiões solenes. Depois da invocação à Santíssima Trindade cantada e do Ato Penitencial com participação de Dona Solange e respostas dos catequizandos, foi cantado o Hino de Louvor e houve o momento de entronização da Palavra. A Primeira Leitura, extraída do capítulo 38 do Livro de Jó, foi proclamada pela catequizanda Ana Clara Lobato destacando a resposta do Senhor ao sofredor com uma pergunta: "Quem fechou o mar com portas (...), e disse: 'Até aqui chegarás, e não além; aqui cessa a arrogância de tuas ondas?" Em seguida um trecho do Salmo 106 foi recitado por Maria Luiza Bastos com o refrão coletivo "Dai graças ao Senhor, porque ele é bom, porque eterna é a sua misericórdia!" Na Segunda Leitura, retirada do capítulo 5 da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios, a catequizanda Mariana Bento proclamou que "Portanto, se alguém está em Cristo, é uma criatura nova. O mundo velho desapareceu. Tudo agora é novo." Então, Frei Borges proclamou o Evangelho do 12o Domingo do Tempo Comum (Marcos 4,35-41) relatando como Cristo acalmou a tempestade: "Jesus estava na parte de trás (do barco), dormindo sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e disseram: 'Mestre, estamos perecendo e tu não te importas?' Ele se levantou e ordenou ao vento e ao mar: 'Silêncio! Cala-te!' O ventou cessou e houve uma grande calmaria".
Em sua motivadora homilia, Frei Raimundo lembrou as crianças sobre a importância da Eucaristia, que é um encontro pessoal com Cristo, assim como o arroz e feijão abastecem nosso corpo e nos deixam gordinhos, a Eucaristia alimenta nosso espírito e nos torna cheios da presença de Deus. O padre exortou os pais a encorajarem os filhos a continuarem firmes na caminhada cristã, integrando os grupos de perseverança e buscando o Sacramento da Crisma quando forem maiores de 16 anos. Ele falou ainda sobre como é fundamental o alimento espiritual da Palavra e da Comunhão para Jesus nos ajudar a superar as tempestades da vida.
A seguir os catequizandos tiveram a renovação das promessas do Batismo com as velas acesas, respondendo Renuncio e Creio, as preces dos fiéis foram lidas pelo casal de pais Marco Antônio/Dilma, e no Ofertório foram levados pelas crianças ao altar os símbolos da vela, da Bíblia, das flores e do pão e uvas (vinho). Daí o celebrante proclamou a Oração Eucarística XI e chegou o momento tão esperado da Primeira Comunhão das 22 crianças, e da distribuição da Eucaristia aos fiéis presentes na igreja repleta, com um público estimado em 280 pessoas.
Após o ato de pós-comunhão, Frei Raimundo deu a  bênção final e posou para fotos com os catequizandos. Parabéns a todos eles que receberam o Corpo de Cristo pela primeira vez e à Solange Freitas pelo empenho na formação dessa turma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário