terça-feira, 5 de maio de 2015

Frei Valdo celebra no Festejo de Fátima e enfatiza a permanência

O Evangelho da videira e dos ramos foi a tônica central da celebração da missa da segunda noite do Festejo de Nossa Senhora de Fátima, no Buriti, que foi presidida na noite de sábado (02/05/2015) pelo pároco Frei Valdo Nogueira. O subtema da noite foi “Nossa Senhora manifesta o mistério luminoso de Deus aos homens”, e os grupos responsáveis pela liturgia foram a Comunidade Jesus o Bom Pastor, a Legião de Maria e a Pastoral Catequética da Paróquia São Francisco de Assis. A animação musical ficou por conta do Grupo Haylimme.
Depois do Ato Penitencial, a Primeira Leitura, extraída do capítulo 9 do Livro dos Atos dos Apóstolos, destacou o testemunho dado por Barnabé para convencer os cristãos de Jerusalém da efetividade da conversão de São Paulo, "contou-lhes como Saulo tinha visto o Senhor no caminho, como o Senhor lhe havia falado e como Saulo havia pregado, em nome de Jesus, publicamente, na cidade de Damasco." Em seguida, o Salmo 21 foi cantado com o refrão "Senhor, sois meu louvor em meio à grande assembléia!" Já a Segunda Leitura, tirada do capítulo 3 da Primeira Carta de São João, enfatiza o mandamento do amor: "Filhinhos, não amemos só com palavras e de boca, mas com ações e de verdade!"
Em sua homilia sobre o Evangelho do Quinto Domingo do Tempo Pascal (João 15,1-8), Frei Valdo enfatizou a necessidade da permanência em Cristo, que disse: "Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que permanece em mim, e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer." Ele falou também sobre o exemplo de Nossa Senhora como primeira cristã, permanecendo junto com o Filho até o fim. Permanecemos em Cristo principalmente pela observância de Sua Palavra e pelo amor que dedicamos a Deus e aos irmãos.
Após o ponto alto da Eucaristia, houve um interessante pós-comunhão na forma de Pai-Nosso dialogado, e o canto da Ladainha de Nossa Senhora de Fátima com o celebrante e as crianças coroinhas ajoelhados diante da imagem de Maria. Depois da celebração, houve confraternização dos fiéis na quermesse, sendo que o Festejo vai até o dia 13 de maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário