quinta-feira, 2 de abril de 2015

Pastoral Familiar realiza Espiritualidade da Semana Santa na Matriz

Apesar da forte chuva que caiu na cidade na noite da Quarta-Feira Santa (01/04/2015) provocando algumas ausências, a Pastoral Familiar da Paróquia São Francisco de Assis se manteve firme na realização de sua Espiritualidade da Semana Santa na Igreja Matriz, ação coordenada pelo orientador Marcelo Azevedo Trindade, da Comunidade Santo Antônio, e pelo casal coordenador Serginho Carvalho e Márcia Miranda. O objetivo foi mergulhar as famílias participantes no espírito do Tríduo Pascal.
Na Acolhida foi cantado o Mantra à luz de velas entregues aos presentes. No comentário inicial, o grupo foi chamado a se recolher em si mesmos e fazer-se as seguintes perguntas: Como estou vivendo este momento da Semana Santa que já se instalou no meio de nós? Como está o meu coração aberto para a graça de Deus que é de perdoar e de ser perdoado também? De que forma eu como pai, mãe, filho dou testemunho da presença de Deus em minha vida? De que forma participo da Pastoral Familiar? Como é o meu relacionamento dentro da Pastoral Familiar? De fato eu sou igreja? O que é ser igreja?
Depois do canto de abertura, foi proposto um momento de recordação da vida, aberto a testemunhos sobre realidades de trevas e as ações da Pastoral Familiar. Após o Salmo Responsorial 68 entoado com o refrão "Respondei-me pelo vosso imenso amor, neste tempo favorável, Senhor Deus", e o canto de Aclamação ao Evangelho "Salve, Ó Cristo Obediente", foi proclamado o Evangelho do dia (Mateus 26,14-25) sobre a traição de Judas, e os participantes foram convidados a fazer a reflexão da Palavra como forma de pedido de perdão, por muitas vezes nós termos as atitudes de Judas, o traidor, para com Jesus e para como o nosso próximo. Pedimos perdão a Deus, por sermos suas ovelhas, e mesmo sendo suas ovelhas não soubemos ser pastores uns dos outros. Não soubemos nos amar e dar esse amor que é Jesus, prova de amor maior.
No ponto alto da espiritualidade, munidos de bacia com água e toalha, os casais da PF-PSFA realizaram o gesto do Lava-Pés feito por Jesus como exemplo de serviço aos discípulos, durante o canto "Jesus Erguendo-se da Ceia", e em seguida formaram fila para um momento de Adoração da Cruz de Cristo, que morreu por nós para nos salvar. O canto nesse ato foi "Vitória tu reinarás".
Depois os participantes apresentaram suas preces, lidas inclusive pelas crianças da Pastoral, rezaram juntos o Pai-Nosso e a Ave-Maria, e foi feita a Oração Final, com a despedida sob o som do canto "Prova De Amor Maior Não Há". No final, a Pastoral Familiar decidiu retomar uma vez por mês numa quarta-feira o Terço Domiciliar da Sagrada Família nas residências de famílias necessitadas de apoio espiritual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário