No Residencial Ana Jansen, a Comunidade São José se uniu à Comunidade Santo Antônio na preparação da liturgia, e a missa foi celebrada pelo vigário-paroquial Frei Ribamar Ferreira, com assistência do Frei Antônio de Bastos Borges e do Diácono Rachid Maluf. A animação musical ficou por conta do grupo Operário(a)s de São José, reforçado por Gilmar Lemos e Sergio da Igreja, pelo guitarrista André Bezerra e pelo flautista Rafael Einstein Carvalho. Na procissão de entrada, participaram 12 pessoas caracterizadas com roupas e descalças como os 12 discípulos de Jesus que teriam os pés lavados, e o trio representando a Sagrada Família de Maria, José e o Menino Jesus, além dos acólitos, leitores e ordenados. A igreja recebeu um público de cerca de 110 fiéis.
A Primeira Leitura, tirada do Livro do Êxodo lembrando a instituição da Páscoa como festa da libertação do povo de Deus da escravidão no Egito, foi proclamada pelo integrante da Pastoral Familiar Edmilson Lemos Filho vestido de São José, acompanhado da esposa Jeanne Ferreira vestida de Nossa Senhora e do menino Lucas como Jesus.
Depois do Salmo cantado, a jovem Layane Diniz proclamou a Segunda Leitura extraída da Carta de São Paulo aos Coríntios sobre a instituição da Eucaristia. O Evangelho do lava-pés foi proclamado pelo Frei Borges, com Cristo deixando aos discípulos o exemplo do serviço com amor.
Em sua homilia, Frei Ribamar comentou que o início do Tríduo Pascal era uma oportunidade para refletirmos sobre nossa vocação de serviço a Deus, em qualquer ministério ou ação na Igreja. O Pai não precisa de nosso trabalho, ao trabalharmos pelo Reino nós é que somos evangelizados. O padre ressaltou que Jesus é a revelação plena do divino em forma de ser humano, é o ser humano que deu certo, e assim foi graças à educação recebida de José e Maria. Por sua humanidade, Jesus quis celebrar a Páscoa entre seus amigos, então devemos prezar nossas amizades e servir humildemente uns aos outros, assim como Cristo se relacionava com todos sem distinção.
Após o belo ritual do lava-pés, as preces da assembleia, o Ofertório e a Oração Eucarística, o momento marcante da Comunhão em memória da Última Ceia do Senhor foi acompanhado pelo canto "Tomai, comei, é meu corpo e meu sangue que dou, vivei no amor(...)". No final da missa, foi avisado que as comunidades Santo Antônio e São José voltarão a celebrar juntas no Domingo de Páscoa a Ressurreição do Senhor, na mesma capela às 17h. Ontem os fiéis foram convidados a permanecer mais uma hora na igreja para a Adoração ao Santíssimo, conduzida por Marcelo Azevedo Trindade, do Conselho da CSA.
Na Igreja Matriz do São Francisco, a missa do Lava-Pés foi celebrada pelo pároco Frei Valdo Nogueira, com assistência do Diácono Marinaldo Oliveira, e a presença de aproximadamente 800 fiéis somando os dois andares do templo. A animação musical ficou por conta do coordenador do Ministério de Música Robert Gonçalves de Araújo. A Primeira Leitura foi proclamada pela Sra. Dalva Rêgo, o Salmo foi cantado por Dona Rosinha Tunnez, e a Segunda Leitura ficou a cargo de Carlos Barros, da Comunidade Nossa Senhora das Graças. As preces da assembleia foram lidas por Darice Veras, da Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. No ritual do serviço, o padre lavou os pés das famílias e dos jovens representados. No Ofertório, além das doações normais, foram recebidos especialmente diversos quilos de alimentos não perecíveis para ajudar as pessoas carentes da paróquia. No final da celebração, iniciou-se a Adoração ao Santíssimo Sacramento na sala climatizada do segundo piso da igreja.
Por fim, na Comunidade Jesus, o Bom Pastor, a missa da Quinta-Feira Santa foi celebrada pelo vigário-paroquial Frei Raimundo Nonato Moreira, com assistência do Diácono Getúlio Silva, e a animação musical ficou por conta do Grupo Haylimme. Veja mais detalhes dessa celebração mais tarde em nossa página no Facebook.
No Bom Pastor, os apóstolos de Cristo, situados no contexto do mundo atual, foram representados por profissionais que atuam na sociedade, representando diversas profissões. Todos somos apóstolos-missionários e devemos dar o testemunho de Cristo "Eu vim para servir", nos espaços que ocupamos na sociedade.
Seguiu-se a celebração da Eucaristia e logo após foi feito o traslado do Santíssimo
Sacramento, para Adoração.
Continuem participando das celebrações do Tríduo Pascal em nossa Paróquia, nesta Sexta-Feira Santa tem Adoração ao Santíssimo na Matriz e no Bom Pastor, Adoração à Cruz às 15h nesses mesmos dois lugares e Vias-Sacras às 19h nas Comunidades Santo Antônio e Nossa Senhora de Fátima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário