A noite deste sábado (18/04/2015) foi agraciada com a celebração da Missa das Famílias na Igreja Matriz da Paróquia São Francisco de Assis, presidida pelo pároco Frei Valdo Nogueira, com assistência do Frei Antônio de Bastos Borges. A liturgia ficou sob a responsabilidade dos membros da Pastoral Familiar e do Ministério de Música celebrando o Terceiro Domingo do Tempo da Páscoa.
Almir Reis, da Comunidade Santa Luzia, encarregou-se da função de comentarista. A Primeira Leitura, extraída do capítulo 3 do Livro dos Atos dos Apóstolos, foi proclamada por Jeanne Ferreira destacando a exortação de Pedro ao povo: "Arrependei-vos, portanto, e convertei-vos, para que vossos pecados sejam perdoados". Em seguida, o Salmo 4 foi cantado por Marcelo Azevedo Trindade, da Comunidade Santo Antônio, com o refrão "Sobre nós fazei brilhar o esplendor de vossa face!" A Segunda Leitura, tirada do capítulo 2 da Primeira Carta de São João, foi proclamada por Edmilson Lemos Filho com o belíssimo trecho final "Quem diz: 'Eu conheço a Deus', mas não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele. Naquele, porém, que guarda a sua palavra, o amor de Deus é plenamente realizado."
Então Frei Borges fez a proclamação do Evangelho de São Lucas (Lc 24,35-48) ressaltando que "Jesus abriu a inteligência dos discípulos para entenderem as Escrituras". Em sua homilia, Frei Valdo enfatizou que Jesus Cristo Ressuscitado fazia questão de trazer a paz aos seus discípulos e dissipar o medo deles, para que não ficassem mais preocupados e com dúvidas no coração. Ele é o Deus da vida, não é um fantasma, mas sim nossa confiança para enfrentar os medos irracionais ou reais que afetam nossas famílias. E quando compreendemos a Palavra com o entendimento ampliado pelo Espírito, nossas famílias devem testemunhar o poder do Cristo vivo. Como está escrito no trecho final do Evangelho: "Jesus lhes disse: 'Assim está escrito: O Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia, e no seu nome, serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. Vós sereis testemunhas de tudo isso".
O ponto alto da missa foi a distribuição da Santa Eucaristia, seguida de uma bênção especial às famílias da nossa paróquia, embora a PF-PSFA não estivesse presente em peso por causa da 3a Etapa do Encontro de Casais com Cristo no Filipinho, da Formação Arquidiocesana da Pastoral e da Vigília de Preparação para o Encontro de Jovens com Cristo na Santa Luzia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário