segunda-feira, 13 de abril de 2015

Frei Raimundo celebra Primeira Eucaristia de 20 pequenos na Matriz

Na manhã deste Segundo Domingo do Tempo da Páscoa (12/04/2015), um grupo de 20 crianças e adolescentes recebeu pela primeira vez o sacramento da Eucaristia numa bela celebração presidida pelo vigário-paroquial Frei Raimundo Nonato Moreira na Igreja Matriz da Paróquia São Francisco de Assis, com assistência do Diácono Marinaldo Oliveira. A animação musical ficou por conta do grupo de jovens da Escola Cantorum, da Igreja do Carmo, com as meninas usando véus. A missa matutina teve um público de aproximadamente 460 pessoas.
Depois da procissão de entrada com os catequisandos, os acólitos e a equipe de celebração, a Primeira Leitura, extraída do capítulo 4 do Livro dos Atos dos Apóstolos, destacou que "a multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma. Ninguém considerava como próprias as coisas que possuía, mas tudo entre eles era posto em comum." Em seguida, foi cantado o Salmo 117 com o refrão "Dai graças ao Senhor, porque ele é bom; eterna é a sua misericórdia!" A Segunda Leitura, tirada do capítulo 5 da Primeira Carta de São João, proclamou que "todo o que nasceu de Deus vence o mundo. E esta é a vitória que venceu o mundo: a nossa fé." O Evangelho do dia (João 20,19-31) narrou a primeira aparição de Jesus ressuscitado ao grupo dos apóstolos e a descrença de Tomé.
Em sua encorajadora homilia, Frei Raimundo ressaltou que o maior patrimônio que recebemos do Cristo ressuscitado é a paz originada da certeza da vitória sobre toda e qualquer realidade de morte, Ele deseja primeiramente "A paz esteja convosco". Como discípulos de Jesus, devemos ser portadores dessa paz, temos que transmiti-la a todos que encontramos, essa é nossa missão. O padre lembrou também que essa paz é obtida pela fé, e não por uma prova observável como queria São Tomé, não podemos exigir evidências científicas para tudo. E mesmo diante da belíssima declaração de Tomé depois de tocar nas chagas de Cristo e acreditar "Meu Senhor e meu Deus!", uma expressão que devemos dizer constantemente em nossas vidas, Jesus enfatiza que a fé vai além dos sentidos: "Bem-aventurados os que creram sem terem visto!" Frei Raimundo exortou as crianças e jovens (juntamente com os familiares) a manterem o sacramento vivo permanecendo firmes na Igreja e em suas comunidades, alimentando-se sempre da Palavra e da Eucaristia.
Depois foram renovadas pelos catequisandos as promessas do Batismo, com as velas deles sendo acesas pelas velas dos dois jovens que foram alimentadas pela chama do Círio Pascal no altar. O ápice da celebração foi a subida de cada um dos 19 ao altar para receberem a Primeira Comunhão, só um adolescente não pôde fazê-lo porque estava operado, e Frei Raimundo desceu até ele para levar o Corpo e Sangue de Cristo, enquanto o restante da assembleia recebia a Eucaristia embaixo. O altar estava decorado com uma bela toalha de mesa com os dizeres "Jesus é o pão da vida".
Damos parabéns aos jovens catequistas Paulo Coimbra e Talita Fagundes pela formação dessa turma dos sábados à tarde após um ano de dedicada preparação. No final da missa, todos os novos participantes do Banquete do Cristo Eucarístico se reuniram para a foto oficial no altar com Frei Raimundo, e alguns fizeram confraternização com os familiares e amigos com lanche e bolo. A Pastoral Familiar celebrou a Primeira Eucaristia do seu jovem leitor Kauã Galeno, agora mais bem alimentado de Cristo para colaborar nas Missas das Famílias no terceiro sábado de cada mês e muitas outras celebrações.
Parabéns à Pastoral da Catequese e a todos os 20 catequisandos que receberam o sacramento neste domingo, perseverem na fé e nesta graça recebida junto com seus pais e familiares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário