segunda-feira, 23 de março de 2015

Retiro Paroquial no Dia da Água enfatiza papel dos leigos

Água foi o que não faltou em São Luís no Dia Mundial da Água, apesar do fim de semana mais chuvoso do ano, um grupo de cerca de 50 pessoas participou do Retiro Pastoral Paroquial da Quaresma na manhã de domingo (22/03/2015) no Seminário da Ordem dos Frades Franciscanos Menores Conventuais na Cohama. Foi disponibilizado um ônibus para levar os fiéis desde a Igreja Matriz da Paróquia São Francisco de Assis até o convento às 8h.
Durante o retiro de oração, os paroquianos de diversas comunidades receberam uma inspiradora palestra ministrada pelo Frei José Augusto Santos da Silva com o tema "O papel do leigo na comunidade". O lema geral do retiro foi o versículo 45 do capítulo 10 do Evangelho de São Marcos: "O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate por muitos".
A animação musical ficou por conta do coordenador do Ministério de Música e integrante da Renovação Carismática Católica, Robert Gonçalves de Araújo, e a direção espiritual a cargo do pároco Frei Valdo Nogueira. Foram enfatizadas as atitudes essenciais do período quaresmal: oração, jejum e caridade, com uma espiritualidade revestida de momentos de reflexão, cantos de adoração, preces roteirizadas e espontâneas, momento penitencial e leitura da Palavra com interiorização. Houve também um lanche compartilhado.
A intensa chuva do lado de fora não tirou o foco do retirar-se para o deserto como Cristo fez antes de iniciar Sua missão pública. Frei Augusto ressaltou a importância da constante formação para os leigos, para não termos aquela postura de achar que sabemos tudo, até que nos perguntem algo (como dizia Santo Agostinho). Afinal o corpo místico de Cristo, a Igreja, é formado por uma diversidade de dons. No final, Frei Valdo não quis lamentar pelos que não estiveram presentes, porque cada um teve seus motivos, mas valorizar o que significou o Retiro para os que participaram dele e não seriam as mesmas pessoas ao voltarem para suas casas. A espiritualidade foi encerrada com a Oração da Campanha da Fraternidade 2015 e a Oração de São Francisco cantada.
A Paróquia agradece a presença de todos e o esforço da coordenação do evento a cargo do CPP (Conselho Pastoral Paroquial), especialmente de nossas irmãs Conceição Brito, Maria da Luz Barbosa e Irmã Rosário, desde a limpeza do salão que tinha recebido antes uma recepção de casamento. Participaram do retiro diversos Freis: Raimundo Nonato Moreira, Junior Batalha, Freis Borges e Ribeiro. Valeu a dedicação! Neste Dia Mundial da Água, pudemos experimentar a Água Viva que Jesus ofereceu à samaritana e oferece diariamente a todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário