Durante a reunião do CPP (Conselho Pastoral Paroquial), realizada na tarde de sábado (28/02/2015) na Comunidade São José, o pároco Frei Valdo Nogueira acertou com os coordenadores os últimos detalhes da programação de celebrações da Semana Santa na Paróquia São Francisco de Assis.
Na celebração do Domingo de Ramos (29 de março), haverá as missas normais do sábado nas comunidades Jesus, o Bom Pastor (17h), Santo Antônio (19h) e Matriz São Francisco (19h). No domingo pela manhã, não haverá missas nas comunidades Santa Luzia, Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em vez disso sairá uma Procissão de Ramos maior partindo da Igreja de Fátima (Buriti) às 7h30min rumo à missa na Igreja Matriz às 8h30min. À tarde e à noite, as missas serão nos horários normais: nas comunidades São José (17h), Jesus, o Bom Pastor (17h), Nossa Senhora das Graças (19h) e Matriz (19h). Frei Valdo recomendou que as procissões de Ramos
nessas comunidades sejam mínimas, com trajeto curto. Vale lembrar que nesse dia haverá a Coleta Nacional da Solidariedade, todos os recursos entregues nas ofertas serão destinados ao Fundo para a implantação de projetos ligados à Campanha da Fraternidade 2015 da CNBB.
Na terça-feira santa (31 de março), será celebrada pela segunda vez a Missa Penitencial Paroquial (Missa da Misericórdia), às 19h na Igreja Matriz, para que os fiéis reconheçam e se purifiquem de seus pecados para vivenciar adequadamente os mistérios pascais, nessa noite haverá dois padres disponíveis para confissões durante a celebração, mas a recomendação maior é que os cristãos busquem o Sacramento da Reconciliação confessando-se em outros dias durante o período da Quaresma, não deixem para a última hora.
Na Quinta-Feira Santa (2 de abril), haverá a celebração do Lava-Pés e da Ceia do Senhor em três locais às 20h: na Igreja Matriz, na Comunidade Jesus, o Bom Pastor, e na Comunidade São José (em parcerias com os irmãos das comunidades Santo Antônio e São Pedro). Na Sexta-Feira do Paixão do Senhor (3 de abril), a Adoração ao Cristo na Cruz será feita a partir das 15h na Matriz e no Bom Pastor. Ainda não foi confirmada a realização de representações da Via-Sacra.
No Sábado de Aleluia (4 de abril), a Vigília Pascal será celebrada em três locais no mesmo horário, 20h: Igreja Matriz, Bom Pastor e Comunidade Nossa Senhora de Fátima (liturgia em conjunto das "Três Marias", participarão também as comunidades Nossa Senhora das Graças e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro), não haverá missa no Santo Antônio. Por fim, no Domingo de Páscoa (5 de abril), a Ressurreição do Senhor terá celebrações nos horários normais em todas as comunidades, menos a das 7h da manhã no Buriti (Fátima), as missas serão nas comunidades Santa Luzia (7h), Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (8h30min), Matriz (8h30min e 19h), Bom Pastor (17h), São José
(17h) e Nossa Senhora das Graças (19h).
Atendendo a um decreto do Papa Francisco, nos dias 13 e 14 de março (sexta-feira e sábado) serão vivenciadas as 24 Horas com o Senhor, vigília quaresmal de um dia inteiro para a Adoração ao Santíssimo Sacramento, que começará às 20h logo depois da missa na Igreja Matriz. Todas as pastorais, comunidades, movimentos, grupos e serviços da Paróquia foram divididos numa escala por sorteio para turnos de duas horas de responsabilidade cada um(a) de modo a não deixar jamais Jesus Eucarístico sozinho, nem de madrugada, em sintonia com o Vaticano.
A reunião do CPP no São José foi abrilhantada por uma profunda palestra do Frei Francisco Sales, da Paróquia Santo Antônio de Pádua (Cohajap), sobre o tema da Quaresma. O facilitador aprofundou os temas da conversão, da reconciliação com Deus e o próximo, do perdão, da oração, da caridade e ressaltou que o presente tempo litúrgico não é de tristeza nem depressão, mas de reflexão e preparação para a Páscoa.
Depois da palestra, foi aberto espaço para a expressão das comunidades, pastorais, grupos e movimentos, no qual se pronunciaram representantes da Comunidade Jesus, o Bom Pastor, da Comunidade Nossa Senhora de Fátima, da Ordem Franciscana Secular e da Pastoral da Comunicação.
Nos avisos, Frei Valdo divulgou um curso de liturgia no auditório da Livraria Paulus em oito módulos sobre o qual traremos mais informações no blog neste meio de semana (o curso começa no próximo sábado, 07/03, às 9h, o custo total é de R$ 80, ou de R$ 20 por módulo separado), foi lembrado o Festejo de São José entre os dias 10 e 19 de março, o Retiro Paroquial no dia 22 de março (domingo) no Convento dos Franciscanos Conventuais na Cohama das 8h às 12h, com um ônibus saindo da Igreja Matriz de São Francisco às 7h30min; haverá Reunião de preparação do Festejo de São Francisco de Assis no dia 25 de março (quarta-feira) às 20h na Matriz; Assembleia da Forania São Luís Rei de França para todos os coordenadores de pastorais, grupos e movimentos no dia 17 de maarço (terça-feira) às 17h na Igreja Santo Antônio de Pádua no Cohajap; a Missa Arquidiocesana dos Santos Óleos será no dia 26 de março (quinta-feira) às 9h na Catedral da Sé (Centro); e a reunião da coordenação do CPP no dia 9 de março (segunda-feira) às 19h na Matriz.
Ficou acertado que as oito comunidades da Paróquia dividirão a tarefa de confeccionar e doar 200 lenços brancos e 200 lenços amarelos (30cm x 30cm) para a Celebração Arquidiocesana de Corpus Christi (dia 4 de junho), que terá procissão saindo do Estádio Municipal Nhozinho Santos e terminando na Praça Maria Aragão com um grande show de música católica. No final, depois da oração de encerramento, foi servido um lanche compartilhado pela comunidade que se prepara para o festejo de seu padroeiro, o esposo de Maria e pai adotivo de Jesus. A próxima reunião do CPP será no dia 28 de março (sábado) às 15h na Comunidade Nossa Senhora de Fátima.
No período de 1o a 14 de março, Frei Valdo Nogueira estará fora da cidade de São Luís/MA, em viagem a Fortaleza/CE para o Definitório da Custódia Provincial dos frades menores conventuais e o Retiro dos freis franciscanos, sendo que nos dias 9 a 14 os Freis Borges, Raimundo e Ribamar também estarão na capital cearense em retiro. Durante essa ausência, um padre convidado da Igreja do Carmo celebrará as missas na Matriz às 19h e durante a próxima semana (9 a 14/03) não haverá as missas das manhãs em nenhuma comunidade. Mas estão confirmadas as missas nos horários normais sábados e domingos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário