A Pastoral Familiar da Paróquia São Francisco de Assis oferece na noite desta quarta-feira (04/03/2015) a todos os interessados uma formação sobre Pré-Matrimônio, um dos eixos de atuação da PF em nível regional e nacional. A agente de Pastoral Sabrina Reis Lobão, esposa de Mayron Fhorlan Lobão, vai ministrar palestra baseada no livro Guia para Encontros de Noivos da PF e outros livros do pilar pré-matrimonial, hoje na Igreja Matriz a partir das 20 horas.
O objetivo da formação é auxiliar a PF-PSFA a estruturar seu setor pré-matrimônio, que ficará responsável pela organização do casamento comunitário da Paróquia previsto para o mês de novembro e pela implantação de cursos de noivos tanto para o sacramento coletivo quanto para os matrimônios a serem celebrados individualmente, de preferência ainda este ano.
Foram convidados para um trabalho conjunto os membros da comissão organizadora do casamento comunitário realizado na Igreja Matriz no final de outubro do ano passado, hoje eles poderão compartilhar com a Pastoral suas experiências e avaliações sobre o curso preparatório de 2014, coordenado pelo casal Cláudio e Gilsélia Galeno.
Sabrina e outros seis integrantes da PF São Francisco participaram como ouvintes do Encontro de Noivos da Paróquia vizinha e irmã, São Paulo Apóstolo, realizado no início de fevereiro no Centro Educacional Montessoriano Reino Infantil, no Renascença, com dez casais de noivos durante dois dias. Eles vão partilhar com o grupo as lições aprendidas nesse EN que é referência na Arquidiocese de São Luís e os pontos positivos da dinâmica que podem inspirar o novo curso a ser implantado em nossa Paróquia no segundo semestre.
O eixo pré-matrimônio deve trabalhar com os interessados em se casar na Igreja temas relacionados com o rito do sacramento, o matrimônio como plano de Deus para as famílias, o diálogo conjugal, os regimes de bens e outros aspectos jurídicos da relação, a sexualidade conjugal, a educação dos filhos e o testemunho. No mês de abril, a formação será sobre o eixo pós-matrimônio.
A Pastoral Familiar também combinou com a Pastoral Social e o MEJ (Movimento Eucarístico Jovem) a divisão de funções na liturgia para apoiar a celebração de domingo (08/03/2015) pela ocasião do tempo forte do Dia Internacional da Mulher. A PF ficará responsável pelo Salmo cantado, pelas preces da assembleia e pela acolhida na missa das 19h na Matriz São Francisco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário