A Primeira Leitura, tirada do capítulo 22 do Livro do Gênesis, foi proclamada por Nichollas Marçal, coordenador do novo grupo de jovens da comunidade JSJ ("Jovens Seguidores de Jesus"), sobre a obediência de Abraão em sacrificar seu único filho Isaac a Deus. Depois o Salmo 115 foi cantado numa bela interpretação de Graça Eugênio com o refrão "Andarei na presença de Deus, junto a Ele na terra dos vivos". Na Segunda Leitura, extraída do capítulo 8 da Carta de São Paulo aos Romanos e proclamada por Miranda Amorim, o apóstolo questiona: "Se Deus é por nós, quem será contra nós?"
O Evangelho de São Marcos sobre a transfiguração foi em seguida proclamado pelo Diácono Getúlio. Em sua homilia, Frei Raimundo questionou qual pai entre as famílias presentes teria tanta fé e coragem a ponto de sacrificar a vida de seu filho para atender a uma ordem de Deus. Abraão teve essa obediência e por isso se tornou o pai da fé, ele reconheceu que Deus tinha lhe dado Isaac quando parecia impossível, e Ele podia tomar aquele filho de volta, mas no fim não foi necessário matar o menino. O Senhor sim, Ele ofereceu Seu Filho unigênito, Jesus Cristo, para que na morte de cruz fossem redimidos os pecados de toda a humanidade e substituídos de uma vez por todas quaisquer sacrifícios. Na transfiguração, Cristo antecipa aos três discípulos mais próximos a glória da ressurreição, e tem um encontro glorioso com Moisés (o pai da Lei) e Elias (maior representante dos Profetas) sendo reconhecido como o cumprimento perfeito da obra divina por meio da Lei do Amor. E sempre disposto a servir, Jesus não fica nas tendas no alto do monte, ele desce para retomar o anúncio da Boa-Nova e sua missão junto aos pobres. Nosso Senhor não se acomodou na glória, porque ainda precisava passar pela cruz, e precisamos ter coragem para seguir Seu exemplo, ressaltou Frei Raimundo.
Após a Oração do Credo e as preces da assembleia lidas pela coordenadora de liturgia Marinalva Pacheco, a Eucaristia foi o ponto alto, sendo que o padre e o diácono contaram com o auxílio das Ministras Extraordinárias da Sagrada Comunhão Graça Coelho e Rosana Pimenta para distribuir o corpo de Cristo ao povo. No final da missa, a comentarista Léa Marinho convidou os presentes a participarem do Retiro Paroquial da Paróquia São Francisco de Assis, no dia 22 de março (domingo) no Convento dos Franciscanos na Cohama, das 8h às 12h, entre outros avisos, e o Grupo Haylimme se despediu entoando como canto final o Hino da Campanha da Fraternidade 2015.
Concluída a celebração, reuniram-se respectivamente no salão anexo e na sacristia o Grupo de Jovens JSJ e a Pastoral da Comunicação, esta última para realizar o fechamento das matérias do Jornal A Voz da Paróquia que deve circular nas comunidades no próximo fim de semana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário