A Pastoral Familiar da Paróquia São Francisco de Assis empolgou o público de cerca de 450 pessoas presente na Assembleia Arquidiocesana Eletiva da PF, realizada no sábado (31 de janeiro) no Auditório da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema). Responsável pelo casal apresentador, pela animação musical com uma banda de cinco integrantes e pela liturgia, nossa Pastoral compareceu em bom número ao evento, com 25 participantes entre pais, mães, filhos, crianças e casais.
O objetivo da Assembleia era eleger os novos coordenadores arquidiocesanos da PF no lugar do casal Marcos e Concita. Após o café da manhã, no momento de espiritualidade de abertura, a PF-PSFA encenou uma dramatização baseada no tema do encontro, "Luz para as Famílias, Eu Sou a Luz do Mundo". Na sequência do roteiro lido pela coordenadora Márcia Miranda e pelo diretor da peça Paulo Roberto Araujo Filho, entraram os grupos representando as famílias em realidade de trevas do mundo atual: o pai solteiro (Claydson Miranda e o menino Lucas Pereira como filho), a família milionária sem fé (o casal Fabiano Furtado e Ana Eugênia Araújo como os pais ricos, Francy Lindoso como a babá e a pequena Maria Fernanda Miranda como a filha), a mãe solteira grávida (Flávia Galeno com boneca nos braços e a menina Ana Lília Pereira como filha) e a avó que cria a neta (Gisele Araujo como a idosa com Parkinson e Andrezza Miranda como neta). Depois entrava a família cristã com as camisas da Pastoral Familiar (o casal Edmilson Lemos Filho e Jeanne Ferreira, e os meninos Kauã e Kainã Galeno) e, por último, passando por todo o povo do auditório, apareceram representando a Sagrada Família caracterizada o casal Raimundo Júnior (como São José) e Sâmia Silveira (como Nossa Senhora) e seu filho João Vitor (como menino Jesus) levando a vela, a luz da vida, que foi entregue nas mãos da família pastoral e iluminou as velas menores das famílias que passaram das trevas para a luz, enquanto o grupo musical cantava a música "Ilumina". A música do padre Fábio de Melo "Tudo é do Pai" e o hino do Congresso Nacional da PF em São Luís "Família, Transmissora da Fé" também foram cantados durante a representação, que teve Célia Azevedo como auxiliar de direção.
A apresentação animada da Assembleia ficou por conta do casal coordenador Serginho Carvalho e Márcia Miranda, e a banda que levantou o público das cadeiras foi completada pelas cantoras Sabrina Reis e Marcília de Souza, com os irmãos Mayron Lobão (violão) e Marlon Lobão (bateria) e Serginho (baixo) arrepiando nos instrumentos. A coreografia da "Pipoca do Louvor" do cantor Cosme foi dançada por todos, e a "Oração da Família" do Padre Zezinho acalmava os corações.
Agentes de Pastoral Familiar de várias paróquias e comunidades da arquidiocese foram brindados com duas palestras marcantes e esclarecedoras no período da manhã, a primeira do padre canadense Marcelo Pepin, Assessor Regional da PF, com o tema "A Importância da Família na atual conjuntura a partir da Mensagem final do Sínodo da Família" (que abordou alguns temas polêmicos como a distribuição de camisinhas no Carnaval e a situação sacramental dos casais de segunda união), e a segunda do padre Clemilton (Cohatrac) com o tema "Família Cristã: Luz para outras Famílias", que tratou de questões importantes sobre a educação dos filhos, o consumismo e o papel da família como iluminadora da sociedade. No final da manhã, a Assembleia recebeu a visita ilustre do arcebispo de São Luís, Dom José Belizário, que transmitiu uma palavra de agradecimento e relatou que na avaliação feita em Brasília o Congresso Nacional da Pastoral Familiar sediado em São Luís em setembro de 2014 foi considerado o melhor já realizado.
Depois da Oração do Ângelus conduzida pelo diácono William Guimarães e sua esposa Márcia, foi servido um delicioso almoço no amplo refeitório da Fiema, no qual a PF do São Francisco vendeu bebidas (sucos, refrigerantes e água mineral) e bombons de chocolate, mas o maior sucesso de vendas foi o CD gravado com 125 músicas religiosas e a imagem da Sagrada Família. Os recursos levantados serão utilizados na reestruturação material da Pastoral, que foi reativada há apenas sete meses.
Na parte da tarde, foram apresentadas experiências exitosas da PF em diversas foranias da arquidiocese e foi realizada a eleição do novo casal coordenador arquidiocesano: Joimar e Lourdinha, da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré.
À noite, a liturgia da Missa de Encerramento da Assembleia ficou sob a responsabilidade da PF-PSFA e foi presidida pelo Padre Marcelo Pepin, com assistência do Diácono William Guimarães, Marcília de Souza fez uma bela interpretação cantada do Salmo 94, e ao final todos saíram elogiando os esforços e animação de nossa jovem Pastoral, já querendo convidá-la para outros eventos.
A próxima ação arrecadatória da PF será na Celebração Arquidiocesana do Lançamento da Campanha da Fraternidade 2015, no dia 21 de fevereiro (sábado depois da Quarta-Feira de Cinzas), no ginásio Castelinho, onde três membros da nossa PF já foram fazer o reconhecimento do terreno dando sorte na vitória do Maranhão Basquete sobre o Sport Recife por 76 a 70 (42 a 34 no primeiro tempo) na Liga Nacional de Basquete Feminino, com 31 pontos da cestinha Iziane Castro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário