segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Frei Valdo apresenta divisão de responsabilidades ao CPP

Na primeira reunião do Conselho Paroquial de Pastorais do ano de 2015, realizada no dia 31 de janeiro (sábado) no piso superior da Igreja Matriz da Paróquia São Francisco de Assis, Frei Valdo Nogueira apresentou ao público de cerca de 40 representantes presentes a divisão de responsabilidades de acompanhamento entre ele e os dois novos vigários-paroquiais, Frei Raimundo Nonato Moreira e Frei Ribamar Ferreira, além do auxiliar Frei Borges.
Confira a tabela abaixo:
RESPONSÁVEL
COMUNIDADE/PASTORAL/GRUPO/MOVIMENTO
Frei Valdo Nogueira
Matriz São Francisco, Com. Santa Luzia, Com. Jesus o Bom Pastor, Centro de Obras Sociais, Pastoral Familiar, Pastoral da Comunicação, Pastoral Litúrgica, Pastoral do Batismo, Pastoral Social, Pastoral do Dízimo, Coroinhas e Acólitos, Ministério de Música, CAEP e CPP.
Frei Raimundo Nonato Moreira
Com. Nossa Senhora de Fátima, Com. Nossa Senhora das Graças, Com. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Pastoral Catequética, Pastoral da Juventude, Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão.
Frei Ribamar Ferreira
Com. Santo Antônio, Com. São José, Com. São Pedro, Renovação Carismática Católica, Ordem Franciscana Secular, Ministério da Palavra.
Frei Borges
Pastoral da Sobriedade, Apostolado da Oração, Legião de Maria, Terço dos Homens, Movimento Eucarístico Jovem, Terço Santa Mônica e Amor Exigente.
Frei Valdo deixou claro que cada responsável terá autonomia na condução de seus orientados e, mesmo sendo pároco, ele não vai desautorizar os auxiliares, a não ser em questões que sejam de deliberação exclusiva do principal gestor paroquial.
A reunião contou com uma palestra de formação ministrada pelo agente da Pastoral da Comunicação Pedro Américo Freitas sobre a Campanha da Fraternidade 2015, cujo tema é "Fraternidade: Igreja e Sociedade" e o lema, "Eu Vim Para Servir". Pedro apresentou trechos do histórico das relações entre Igreja e sociedade no Brasil, os três eixos do texto-base da CF (Ver, Julgar e Agir), o contexto de atuação das pastorais sociais e as ações propostas possíveis para serem adotadas por comunidades, pastorais, grupos, movimentos e serviços da Igreja. Ele ressaltou que é preciso mudar o costume de estudar o documento-base da Campanha só a partir do momento de lançamento da CF no início da Quaresma, pois o texto é publicado em novembro e deve ser estudado mais cedo para planejar as ações e implantá-las efetivamente logo a partir do lançamento. Depois foi apresentado pela Pascom o blog da Paróquia e suas potencialidades.
Frei Valdo apresentou os planos de expansão da ação evangelizadora da Paróquia em duas novas comunidades, as obras executadas em 2014 e planejadas com prioridade na reforma da Igreja Matriz, a campanha para a cobertura da quadra esportiva do Centro de Obras Sociais e outras ações.
Os roteiros das reuniões do CPP terão sempre uma espiritualidade inicial, leitura da palavra, uma palestra de formação, informes do pároco, expressão das comunidades/pastorais/movimentos/serviços mediante inscrição prévia e avisos no final. A próxima reunião do Conselho será no dia 28 de fevereiro (último sábado do mês) na Comunidade São José.

Nenhum comentário:

Postar um comentário